Eficiência Energética em pauta

 

O SAE Pedra Branca está participando do Programa de Eficiência Energética para Sistemas de Abastecimento de Água (ProEESA), promovido pela Agência Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Ministério das Cidades e Cooperação Brasil Alemanha, GIZ - Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit.

“Os Sistemas de Abastecimentos (SAMAEs e SAEs) das 15 cidades convidadas a participar do projeto constituem uma rede de aprendizagem com objetivo de promover a eficiência energética e perdas de água, contando, para isso, com a colaboração de especialistas multidisciplinares”, explica Ramiro Nilson, gestor do SAE Pedra Branca. Um dos objetivos do SAE Pedra Branca é avaliar a melhor eficiência energética de abastecimento a partir da análise dos volumes fornecidos e pressões necessárias para o abastecimento dos usuários através de modelo matemático.

 

Serão oito encontros no total. O último aconteceu no dia 18 de fevereiro, na sede da ARIS em Florianópolis (foto). Os próximos serão realizados nas cidades de Jaraguá do Sul, no dia 27 de março; em Florianópolis, no dia 8 de maio; e em Schroeder, no dia 18 de junho. O encerramento está agendado para o dia 7 de agosto, novamente na capital catarinense.

 

O resultado esperado é que os municípios, através de seus prestadores de serviços, desenvolvam um plano para redução de perdas de água e de energia, que poderão subsidiar a elaboração ou revisão dos respectivos Planos Municipais de Saneamento Básico.