Histórico SAE

Histórico

No início dos anos 2000 foi lançado o empreendimento Imobiliário Colinas da Pedra Branca, com milhares de lotes residenciais, comerciais, industriais e mistos. O empreendimento imobiliário contava com infraestrutura completa de coleta e tratamento de esgotos, que desde seu início foi operado pela empresa Pedra Branca Ltda.

Em 2005 o empreendimento imobiliário passou a ser um projeto modelo associado a CCI – Clinton Climate Iniciative, sendo o único na América Latina, com compromisso da preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do empreendimento.

Desta forma, o Sistema de água e esgoto Pedra Branca foi instituído por Lei, através de um entendimento da Prefeitura Municipal da Palhoça, Governo do Estado, Clinton Climate Iniciative – CCI, e empresa Pedra Branca, para o atendimento dos serviços de água e esgoto no Bairro Pedra Branca, como forma de garantir a preservação ambiental e da sustentabilidade do empreendimento.

O SAE iniciou seus serviços em março de 2010 e a partir desta data concentrou seus esforços em implantar um modelo de gestão que garantisse os compromissos previstos em sua criação. Desta forma o SAE busca minimizar o índice de perdas de água, difundir uma cultura de uso consciente da água e da responsabilidade pelo tratamento do efluente gerado.

Em 2016 o SAE já conta com um índice de perdas de12% e metas de rapidez de atendimento que o colocam como referência entre os melhores sistemas do Brasil.